19 agosto 2010

Movimento ultra - um movimento em vias de extinção

Deparei-me com um texto no fórum EPU que me pareceu ilustrar a realidade dos nossos dias como claque. Assim publico aqui o texto do Paulo, velha guada dos NN Queluz...

"Atendendo á grande discussão sobre este assunto no tópico No Name Boys, resolvi criar este tópico para melhor dar a entender o que é o movimento, o que foi e porque acho que está em vias de extinção.

O chamado movimento ultra começou a aparecer nos anos 60/70 na europa, ao contrário do que muitos pensam, não foi na américa do sul pois isso são barras bravas e "torcidas organizadas" como dizem os brasileiros o que é completamente diferente. O factor novidade foi importante, e começaram a aparecer ultras por todo o mundo e as claques multiplicavam-se.
A mentalidade ultra clássica diferencia-se por proporcionar grandes coreografias quer com fumo , com bandeiras mas o mais importante, dar apoio ao clube com a própria voz. Os ultras sempre se diferenciaram-se dos hooligans e etc por serem menos violentos.
Os ultras também primavam pelo "excesso". Centenas de tochas eram acendidas, dezenas de potes de fumo eram abertos e as curvas eram um espectáculo dentro do próprio espectaculo.
Mas os casos de violencia começaram a aparecer por volta dos anos 90. As claques ultras começaram a ser confundidas com claques hooligans e a policia não sobe fazer a distinção. Os ultras começaram a ser já aí tratados como marginais e a tensão começou e aumentou até hoje...
Hoje em dia já nao vejo claques ultras... os no name que são a claque que maiores coreografias pirotécnicas proporciona em portugal, são capazes de lançar no máximo umas 10 /15 tochas... Fumos só os DUXXI é que ainda usam e raramente.... Bandeiras continuam mas não tantas.... Por isso eu olho para as claques e digo: isto não são ultras. Pelo menos a maneira de estar nao e ultra. Vejo gente no topo sul encostada a uma parede a fumar e nao dizer nada durante o jogo. Vejo novos valores que nem sabem a letra dos canticos.... e gente armada em bad boy que vai para la armar confusao...
Concordo com o mario: isto é a mentalidade Ultra NN dos anos 90? Nao é. A ilegalização quer da claque quer de certos materiais nao ajudam mas isso nao e desculpa quando o próprio problema vem do nucleo do grupo e nao das forças de segurança....
Antes via qualquer clubezeco ter uma claque ultra de nível que dava outro ambiente ao estádio. Até os Tuff Boys do marco ou os south side boys do farense eram claques espectaculares e vou mais longe: o orgulho aldeano do montijo... Agora claques que se possam chamar "ultras" são dos 3 grandes.... só.
Por isso meus amigos. Os ultras quase nao existem. Há é gente a brincar aos ultras... Existem alguns da minha colheita e do mário porque são ultras originais dos anos 90. Mas gente que entra hoje em dia na claque nao e ultra, isso garantovos eu. Nem chega perto disso! A claque NN nao e ultra... é FANNATIC pelos vistos uma coisa que nem eu sei o que é.
Ultras por esse mundo fora ainda existem: os BHF, a Armada Rijeka por exemplo... Os ultras actuais estão todos localizados - e não estão perto do nosso país...."

1 comentário:

Anónimo disse...

VOTE NO GLORIOSO NO BLOG:

http://www.montemor-evora-arraiolos.blogspot.com/

PEÇO O FAVOR DE DIVULGAREM SFF.OBRIGADO