14 outubro 2008

Isto aqui não é a Inglaterra!


Em Inglaterra, como no Brasil, Grécia etc. existe uma mentalidade diferente. Não é necessária grande organização por parte das claque, adopção de nome, colocação de faixas, divulgação, etc porque o público sabe todo as letras das músicas desde pequenos, esse espírito é-lhes incutido pelos avós, não só pelos pais, e o estádio inteiro, canta do princípio ao fim do jogo.

Para terem uma ideia o público em Inglaterra é chamado de "supporters", (suporte anímico) e no Brasil de "torcida", e quem vai à bola são os "torcedores". Ainda há dias vi uma entrevista com o pai de um zuca que jogava em Portugal dizer que a grande diferença entre ir a um estádio em Portugal e no Brasil é que em Portugal vai-se à bola para ver um espectáculo (no caso desportivo), e no Brasil as pessoas vão há bola para torcer.

A mentalidade portuguesa prima pela descrição, e com os bilhetes ao preço que estão hoje em dia o futebol nos estádios já não é para o povo mas diria que para uma classe média-alta. A cultura dominante, como bem sabem, é a do assobio fácil ao primeiro erro da equipa ou mesmo de um jogador. Em Portugal o publico muitas vezes é o maior inimigo da equipa, e muitas vezes jogar em casa torna-se um factor acrescido de dificuldade ao invés de ser uma mais-valia. Ainda se lembram do ano passado?

Os casuais são grupos não organizados de adeptos que se juntam casuisticamente, (para não dizer ocasionalmente) nos jogos, não ostentam qualquer símbolo de grupo, já que este não existe. Não têm faixas, cachecóis ou bandeiras próprias, não fazem qualquer coreografia, nem fumos. Só cantam e vibram com o jogo.

Ou seja, querer que a claque passe a ser de filosofia “Casual” é o mesmo que dizer vamos extinguir a claque e encontramo-nos de vez em quando naquela zona do estádio. Não precisamos de organização, consequentemente não precisamos de financiamento.

Actualmente poucos sabem as letras porque não há divulgação, não há faixas, não há t-shirts, não há megafones. No futuro haverá poucos elementos novos já que não são bem recebidos. Com o avançar da idade dos membros da claque estes irão cada vez menos aos jogos, despesas com os filhos, mulher a querer ir passear, etc. E a o grupo de amigos da bola, não a claque, desaparecerá.
Que eu saiba ninguém aprende sozinho, é necessário alguma fonte de divulgação dos cânticos.

Não é no estádio que se aprendem as letras. Se costumam ir à bola como eu, notam que muitas vezes metade da claque está a cantar uma música e outra metade outra. Sabem também, que quando se entoa um cântico com letra reduzida, há muito barulho, quando são letras mais complexas a intensidade reduz-se drasticamente.

Para quem, como eu gosta de ver o jogo em pé, a gritar pelo clube, do início ao fim do jogo, é necessário pertencer a um grupo organizado de adeptos com os mesmos ideais. É preciso que todos estejam dispostos ao mesmo para se criar um ambiente motivante para cantar 90 minutos e ir para casa sem voz.

É fundamental ter megafones, para cantarmos todos sincronizados, são necessários os símbolos para ser-mos mais unidos. Ainda tenho a minha primeira t-shirt dos NN – Filhos da Capital com uns recortes de jornal.

Fazem falta os megafones, fazem falta os bombos e as faixas, os blogues e os sites.

23 comentários:

Anónimo disse...

Ate podes dixer algumas verdades... mas se tas intressado em ajudar os NN como dizes vai a bola e lá e k que deveras falar no assunto nao e aqui na net a merçe de tudo e tudos" e outra coisa apaga isto e melhor vais acabar por ser descoberto e ter problemas mt serios!! se es realmente NN sabes mt bem ke estes assuntos tem local proprio e hora propria para se falar...

14 de Outubro de 2008 19:28

Anónimo disse...

se é isso que tu queres então forma uma claque,os NN têm as suas próprias ideias e que vão contra as tuas,então não batas mais na mesma tecla,pára de ser teimoso e ridiculo porque aquilo que tu queres nunca vai acontecer,pelo menos com os NN,funda uma claque nova e poderás ter isso tudo,agora pára de usar o nome do grupo para divulgar as tuas ideias,são tuas,de mais ninguém.aos NN só interessa uma coisa,o Benfica,o resto não!

Anónimo disse...

« podes ter problemas muito sérios » é só herois ,anonimo 19.28 sabes como é k os NO NAME nasceram??Não né ,és novo .foi poeque nos diabos avia um grupinho liderado pelo Franca ( só os mais velhos sabem kem é )que fazia o que queria desviava dinheiro ,nao deixava ningiem falar ,etc.UM dos motivos porque os NO NAME nasceram foi pela liberdade de espresão

Anónimo disse...

concordo e digo te mais...todos os canticos que sei mesmos os novos sei os porque vou a bola oiço o pessoal cantar...n e preciso folhinha ou site ou o caralho pa sabermos as musicas...nao somos meninos de coro pah ve se entendes...

Anónimo disse...

Tens a tshirt a dizer filhos da capital e com recortes de jornal, acho que estás confuso. Que grande aldrabice que tu para aqui mandas, mas só enganas os otários. Ao contrário de outros eu apoio este blog. Continua e já agora A.C.A.B.

nn1992 disse...

Eu não quero fundar nenhuma claque nova, nem tenho qualquer aspiração a tomar a liderança da claque. Acho que está bem explicito no blog que este é meu e não tem nada a ver com a direcção da claque. Não fiz qualquer publicitação do blog. Se não gostam do blog não são obrigados a cá vir. Obrigado no entanto pela atenção. Já agora muitos dos comentários parecem vir da mesma pessoa. e arranjar uma assinatura para sabermos que se trata da mesma pessoa??

Anónimo disse...

Podes ter a certeza que já no proximo jogo a caça às bruxas vai recomeçar,à tua pala meu filho da puta!Baza dos NN seu merdas,não fazes falta,nem tu nem tão pouco quem partilhar as tuas ideias.Financiamento lol Pede umas dicas ao nandinho e ao macaquinho!

Anónimo disse...

A t-shirt que tu falas dos recortes é a tchau juve,a filhos da capital fou feita na altura em que houve o episódio do very-light,se não estou em erro,acho que aqui te enterras 1 bocado pois não pareces ser do tempo da fundação,acho que pecas por estar sempre a criticar,o tempo não volta atrás e isso acontece com qualquer grupo,mesmo nos outros países já lá vão os tempos dourados

Anónimo disse...

Acho que está bem explicito no blog que este é meu e não tem nada a ver com a direcção da claque...Palavras deste otario que fez o blog se é teu para que tns o simbolo de um grupo que é contra estas merdas...Falta pouco para sabermos quem es e depois diz que tens Azar..Um conselho apaga esta merda antes que descobra...

Anónimo disse...

eu acho que és da juve ou dos sd, nao me pareces NN, canticos errados... tshirt filhos da capital com recortes de jornal...fazer dinheiro para a claque...NNós NNão Existimos NN!!

Anónimo disse...

olha amigo nn1992 e assim..eu nao te tratei mal por isso tento na lingua..eu tou me a cagar pra ti!! tenho mais que fazer do k andar atras de ti..tenho 37 anos tou nos NN desde 92...lutei mt pelos NN se calhar na altura nem sabias o que era o BENFICA!! o que disse foi..os problemas dos NN tem local proprio para se falar..ou seija topo sul ok??ate concordo com mt coisa que disseste..mas vai á bola e fala com o ppl nao é aqui na net para qualquer um ver!entretanto como te armaste em mauzao cmg..nao passas de um merdas atras de teclado que nem coragem tem para falar com o ppl! se achas que o teu blogue tem futuro é ctg..mas tu a continuares assim a expor os NN na net ainda te vais foder!! so uma coisa smp fui dos NN..se calhar ao contrario de ti!!
vai te foder pah...

Anónimo disse...

podes ter boa intençao em criares este blog, mas se dizes ser NN, Devias de saber muito bem que nós não queremos publicidade na internet e em lado nenhum

Nosso lugar é no estádio da luz bancada Sagres Piso 0 cabeceira

ja houve pessoas que se queimaram a ter as mesmas ideias que tu ao criarem sites sobre nos.

nn1992 disse...

Mas o vosso problema é só o blog ter o logotipo? Concordam com o que digo? estão em desacordo? Como é que vêm o futuro? O cachecol é meu, comprei-o, logo ponho-o onde quiser... já agora actualizei como já viram este texto com uma foto duma recordação de quando entrei para a claque. Têm razão, não foi na fundação....eheh... mas foi isto que me fez querer ser membro.

nn1992 disse...

ah e os meus comentários vêm sempre com ID= nn1992.

sempresente disse...

Caso não saibas, nem devias usar este simbolo pois ele está registado em diário da républica, mas claro tu nem desse tempo és...para saber tal coisa.
Eles avisaram-te, a tua vida parece curta.
As pessoas sabiam bem que não é neste local que se fala...
Enfim, diverte-te mas vais ter de usar o simbolo e o nome pelo menos aqui.
Patente, sabes o que é ?
Registo, sabes o que é?

nn1992 disse...

Caro semprepresente, não é proibido a utilização de qualquer imagem, ou simbolo patenteado, desde que se mencione o autor a quem pertence. O que não se pode fazer é utilizar um simbolo como se fosse meu. Ou porque é que axas que nos jornais, revistas, tv's, utilizam os simbolos dos clubes, empresas, marcas, etc, sempre que falam sobre eles? se fosse o caso não faltariam processos à comunicação social? não sei qual é a sua profissão, mas eu sou advogado. saudações benfiquistas.

Anónimo disse...

Concordo com ALGUMAS coisas que dizes, mas acho que devias de debater as mesmas no local apropriado e não num blogue na internet... assim o que vais arranjar são problemas, se descobrem quem és.

Por exemplo o megafone, é essencial, pelo menos nos jogos em que os sectores estão cheios e por vezes é complicado "acertar o passo"....

Anónimo disse...

filho de uma grande puta, se tiveres o azar de ser descoberto vamos te matar.
NN MARGINAIS NN

Anónimo disse...

tens algum problema nn1992 com alguem k defende o contrario d ti??pk ñ meteste o meu comentário aki??pk defendo o estili casual ou inglês??acredita k ñ tou sozinho...abraço SEMPRE PRESENTE 1992 SLB 1904

Anónimo disse...

se ainda és do tempo disto e daquilo que escreves apaga o blog.....tu podes vir a ter muitos problemas mesmo muitos mesmo , desafio.te aqui para ano decorrer do jogo contra a naval te identificares como autor do blog...

nn1992 disse...

Caro Casual, Por lapso eliminei o seu primeiro comentário. No entanto aqui fica a sua opinião.

Casual em 18 de Outubro de 2008

"ñ são precisas bandeiras nem faixas pra defenir o k sentes, o k eu sinto ta ca dentro do meu coração,vou á bola sem camisolas nem caxes do SLB ou NN pk pra mim o importante é k o benfica ganhe. defendo o estilo inglês e o estilo casual e acredita k cada vez somos mais a pensar assim e agir assim e tenho muito orgulho em pertencer a esta claque, ker dizer a este grupo d amigos ou grupo d socios k lutam todos os dias pela grandeza o nosso SLB.
SEMPRE PRESENTE 1992 SLB 1904

nn1992 disse...

Caro casual, como já deve ter percebido não tenho nada contra quem defende as suas convicções. Folgo em saber que há casuais que expressam a sua opinião em blogues. Se leu atentamente o texto por certo notou que não fálo mal do estilo inglês, no entanto parece-me que devido à cultura portuguêsa esse estilo em portugal não é viavel pelos motivos referidos no texto. Mais uma vez lamento ter eliminado o seu comentário original misturado com os constantes insultos e ameaças de morte. Saudações Benfiquistas.

Anónimo disse...

Desde ja agradeço k tenhas colocado os meus coments, nada tenho contra ti mas como vês defendo algo diferente d ti mas ñ t censuro, so t critico apenas por este blog, como sabes defendo o estilo casual e este blog ñ vai d acordo com akilo k defendo apesar k por acaso dei com isto na net e vim descobrir, tenta apenas ser diferente, faz deste blog outra cena k ñ esta, d resto defendemos os 2 e nós todos a mesma coisa, o NNosso SLB.abr SEMPRE PRESENTE 1992 SLB 1904