09 outubro 2008

Lei das Claques - Segurança ou Financiamento Policial?

Aproveitando a pausa de três semanas Na liga sagres, trago hoje um tema que a todos interessa especialmente aqueles que como eu, pertencem a uma claque, gostam de apoiar o seu clube com emoção e longe de assobios à equipa que mais não fazem que piorar o rendimento dos nossos jogadores.

Nós somos a alma de um clube, somos nós que fazemos o colorido do jogo, que puxamos pela equipe, que apoiamos incondicionalmente o clube, seja na em casa, ou fora, em Portugal ou lá fora, as calques como os No Name Boys estão Sempre Presentes.

Parece-me de extremo mau gosto fazer a população acreditar que todos os problemas relacionados com a violência desportiva provêem das claques e não dos indivíduos.

Nas claques como nós há milhares de indivíduos diferentes. Somos grupos bastante heterogéneos. Querer responsabilizar todos os membros pelas acções de poucos não é o correcto.

Esta lei não pretende mais do que desresponsabilizar as autoridades policias dos seus deveres que são manter a segurança das populações. Não falo só nos jogos mas na vida em geral.

Esta lei procura matar as claques, tirar a emoção do futebol, tornando-o elitista afastando as classes mais desfavorecidas dos estádios definitivamente dos estádios. Sim porque que tem posses vai continuar a ir aos jogos no caso de a claque a que pertencem acabar ou deixar de ter o apoio (bilhetes mais baratos). Quem vai deixar de ir à bola são aqueles que já fazem um esforço significativo para comprar o bilhete de claque, que sobrevive com o ordenado mínimo nacional.

A Lei no entanto vai mais longe, e funciona como abono, como um esquema de comissões para a policia que muitas vezes é ela própria a criar os problemas (Lembrem-se do Guarda Abel, com esta lei ainda ganhava 20% das multas que passasse).

O problema não é só ser identificado por fotos ou imagens, quando nem sequer fomos ao jogo ou nem sequer estávamos em Portugal. Já que quem causa os distúrbios estar quase sempre de cara tapada (Chapéu, cachecol na cara e óculos) escolhesse um membro qualquer da base de dados para ser autuado e perseguido, esteja ele ou não nos distúrbios, se faz parte da claque é para prender ou multar. Assim Não!

Para ver os artigos mais escandalosos da Lei clique aqui.

5 comentários:

Anónimo disse...

Só podes ser um atrasado mental! Trata de apagar já o blog, NNós não precisamos desta publicidade!!

Anónimo disse...

Companheiro, se como tu proprio escreveste "o blog não representa de forma alguma a claque nem a sua direcção", então nem sequer devias ter utilizado o nome do grupo para abrires um blog. Se falas pela tua propria voz, não utilizes o nome de um grupo que, como tu bem sabes, não se coaduna nem defende este tipo de postura na internet. Parece-me que és um membro novo, que não compreendes a verdadeira essência do grupo, a sua história e o seu modo de vida. Respeita isso tudo, era o mínimo que deverias fazer ao seres membro do grupo. No mínimo! E um conselho, que não é uma ameaça, mas é um facto: larga isto, pq vais ter problemas sérios.

Anónimo disse...

E se fosses para a puta k te pariu... e apagaces esta merda??

Fdx se keres fazer um blog faz bem e não dos NN hó otário de merda...
ès a tristeza do topo sul

Anónimo disse...

ès um triste és a vergonha dos NN se é k realemtne és...

fdx blog ridikulo ao menos fazias uma coisa komo deve ser...

MORRER FILHO DA PUTA!!!

E dares a cara?
OTário de MERDA

Anónimo disse...

Ate podes dixer algumas verdades... mas se tas intressado em ajudar os NN como dizes vai a bola e lá e k que deveras falar no assunto nao e aqui na net a merçe de tudo e tudos" e outra coisa apaga isto e melhor vais acabar por ser descoberto e ter problemas mt serios!! se es realmente NN sabes mt bem ke estes assuntos tem local proprio e hora propria para se falar...